28.11.09





O BILHETE POSTAL







Embora a existência oficial do primeiro postal, posto a circular na Àustria, date de 1 de Outubro de1869, o seu aparecimento deu-se no ano de 1856. Este pequeno rectângulo veio facilitar muito a comunicação escrita pelo que a sua aceitação e difusão por todo o Mundo foi muito rápida . Em todos os Países Europeus e Estados Unidos e mesmo Oceânia e Países Africanos,.começaram a produzir grandes quantidades de postais. Rápidamente foi também aproveitado, pelo facto de se tornar um meio de difusão de enorme visibilidade como um excelente meio de publicidade. Aparece o postal ilustrado que atinge o auge no dobrar do Séc.XIX-XX, especialmente aquando da Exposição Universal de Paris em 1900. Milhões de postais foram produzidos e coleccionados, devido há sua beleza. A loucura, assim se pode dizer, durou até á Primeira Guerra Mundial. Numerosos e famosos Artistas, Pintores, Fotógrafos, etc. deixaram o seu nome ligado á ilustração de postais . Os temas eram os mais variados dependendo do fim a que se destinavam para além da própria mensagem escrita que transmitiam.
A imagem feminina, elegante, com vestidos vaporosos, gestos e atitudes cheias de beleza, volúpia e sensualidade são temas do mundo do postal no início do Século XX. O seu declínio dá-se com a Primeira Guerra mundial, embora até hoje seja um meio de comunicação muito utilizado e um tema de coleccionismo espalhado por todo o Mundo



ILUSTRADORES



A ARTE É SENTIDA E VIVIDA PELO SEU CRIADOR.
OS OUTROS APRECIAM-NA, SENTEM-NA E GOSTAM OU NÃO.




TRÊS ARTISTAS

ALPHONSO MUCHA, RAPHAEL KIRCHNER, XAVIER SAGER




Ao elaborar este “ BLOG “,senti e vivi aquilo que estava a produzir e, como aprecio e gosto destes três artistas, utilizei este critério de escolha.
Se tiver paciência e disposição, farei mais "BLOGS" dos cerca de 2000 postais de ilustradores que possuo e fazem parte da minha colecção. Uns mais célebres e mais ou menos apreciados que outros será, no entanto, uma forma de, de quando em vez, ao passar os olhos pelas suas folhas, trazer á memória aqueles que, como eu, se dedicaram ao seu coleccionismo.

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